logo
Informações e Recomendações

A SUA AGÊNCIA DE VIAGENS

As suas férias são um assunto demasiado sério para ser deixado ao acaso. Melhor que ninguém, a sua agência de viagens conhece os diversos produtos disponíveis no mercado e que nem todas as Operadoras de Turismo oferecem o mesmo grau de confiança.

ASSISTÊNCIA E INFORMACAO

A maioria dos roteiros do presente caderno são acompanhados por competentes guias que estão aptos a prestar todo o apoio de que possa necessitar no decorrer da viagem. Estes profissionais de turismo (em casos específicos com a ajuda de guias locais), estão aptos a fornecer toda a informação sobre cultura, costumes, gastronomia, história, monumentos e locais de interesse, em cada um dos países a visitar. Os nossos colaboradores não têm como dar atenção personalizada a nenhum cliente, mesmo às pessoas com idade avançada, inexperientes ou com alguma necessidade especial. Nesses casos, recomendamos viajar com um acompanhante que se responsabilize.

REVISÕES E ALTERAÇÕES AO CATÁLOGO

A Nortravel poderá alterar e corrigir preços, datas, roteiros e outros serviços propostos neste catálogo, por falha na arte ou digitação. Sempre que esses erros são detetados, imediatamente serão corrigidos e estarão disponíveis em www.nortravel.com.br no nosso site ou na sua agência de viagens. Antes de efetuar a reserva solicite o programa completo na sua agência de viagens ou consulte-o no nosso site.

COMPARÊNCIA NOS AEROPORTOS

Aconselhamos que esteja sempre nos aeroportos pelos menos 2,5 horas antes do horário de embarque nos voos domésticos e pelos menos 3,5 horas antes nos voos internacionais.

DOCUMENTAÇAO - TRATADO DE SCHENGEN

Grande parte dos países europeus é subscritora do Tratado de Schengen. Informe-se junto do seu agente de viagens no Brasil quais as normas aplicáveis à sua viagem em concreto e ao seu caso pessoal. A título meramente informativo transcrevemos a seguir as formalidades gerais do Tratado de Schengen: 1) Passaporte com validade de 6 meses; 2) Bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; 3) Comprovante de hospedagem ou de viagem organizada; 4) Seguro de saúde; 5) Comprovante de meios financeiros para se manter durante a estada* * Apenas exigida por alguns países. No ato da inscrição em qualquer roteiro, pergunte ao seu agente de viagens qual o tipo de documento, ou documentos, necessários para a viagem em questão, nomeadamente no que diz respeito a vistos.

NOMES DOS PARTICIPANTES

É de exclusiva responsabilidade dos clientes a correta informação dos nomes dos participantes que – obrigatoriamente – têm que corresponder aos documentos de identificação. Erros nos nomes dos passageiros podem levar a que as entidades policiais no controle de saídas e entradas dos aeroportos, portos ou fronteiras terrestres, impeçam que os passageiros em questão iniciem ou continuem a viagem.

RESTRIÇOES DE VIAJANTES

Portadores de necessidades especiais, idosos e quaisquer pessoas que necessitem de apoio individualizado e cuidados específicos, deverão viajar com um acompanhante que possa prestar o atendimento necessário. Os veículos utilizados em todos os programas deste caderno não estão preparados para receberem cadeiras de rodas. Os clientes devem informar no ato da inscrição, por escrito, eventuais restrições que, embora não os impossibilite de participarem na viagem, importe em cuidados especiais durante a viagem.

TRANSPORTE DE LIQUIDOS

Por questões de segurança, existe restrição ao transporte de substâncias líquidas como bagagem de mão. Por isso, recomendamos que todos os líquidos ou cremes para a higiene pessoal, sejam transportados na bagagem de porão, libertando assim, capacidade para o transporte em mão de medicamentos essenciais. Todos os líquidos ou cremes transportados na bagagem de mão têm de ser acondicionados num só saco de plástico transparente próprio para o efeito; máximo permitido 100ml.

ATRASOS DE VOOS

Caso haja algum atraso na saída do seu voo para o destino (seja direto ou com conexão), é essencial que ligue para o transferista/guia ou para o seu agente de viagens, para que haja uma atualização do novo horário. Caso contrário, o guia/transferista comparecerá no aeroporto à hora inicialmente prevista, originando um “No Show”, impossibilitando o transfer ou um possível reembolso.

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA NOS HOTEIS

A entrada é geralmente às 16h00, e a saída até às 10h00 ou 12h00, conforme as normas de cada hotel. Se desejar ter o quarto à sua disposição antes ou depois dos horários previstos, solicite ao seu agente de viagens antes de sair do Brasil, a reserva de diárias extras.

ACOMODAÇAO NOS QUARTOS

Regra geral os quartos, de padrão standard utilizados nos roteiros, dos hotéis na Europa são compostos por duas camas de solteiro e dimensionados para 2 pessoas. Se desejar cama de casal, informe ao agente de viagens no ato da reserva, mas estará sujeito a confirmação no ato do check-in. É difícil conseguir quartos conjugados. Os quartos triplos são quarto duplo casal com uma cama extra que pode ser de armar, por isso, não são muito confortáveis e desaconselháveis para 3 adultos.

AR-CONDICIONADO

Globalmente, os hotéis com os quais trabalhamos possuem aparelho de ar-condicionado em cada um dos quartos. Alertamos para o facto de haverem regiões que, devido às características climáticas, com temperatura média baixa e chuva ao longo da maior parte do ano, muitos hotéis apenas dispõem de um sistema de ventilação. Existem também hotéis, que devido a questões ecológicas, os aparelhos de ar-condicionado são ajustados automaticamente por um gerador central, de acordo com a respetiva época do ano.

SEGURANÇA

Aconselhamos que guarde os seu pertences de valor no cofre do hotel. Desaconselhamos o uso de bolsa a tiracolo em locais com grande afluência de pessoas (restaurantes, transportes públicos, atrações turísticas), recomendamos o uso de uma pochete discreta na cintura, contendo uma cópia a cores do passaporte. Durante as refeições e nos transportes públicos, cuide de seus pertences com muita atenção.

CORRENTE ELÉTRICA

As tomadas na Europa são de 2 pinos cilíndricos e geralmente a corrente elétrica na Europa é de 220 volts. Aconselhamos que leve consigo um adaptador.

PASSEIOS OPCIONAIS

Para melhor aproveitamento da viagem, deixamos em aberto a possibilidade de efetuar visitas de gosto pessoal ou excursões facultativas. Poderá solicitar ao seu agente de viagens no Brasil, a relação dos passeios opcionais do circuito selecionado, a Nortravel disponibiliza essa informação também em www.nortravel.com.br. Todos esses passeios opcionais serão reservados diretamente com o guia acompanhante e pagos em Euro.

VESTUÁRIO

Em cada caso informe-se junto do seu agente de viagens. Regra geral aconselhamos que reduza ao mínimo a quantidade de roupa a transportar, tendo sempre em conta o clima, a época do ano e o tempo de viagem, optando sempre por roupa e calçado confortável. Nos circuitos reina a informalidade, no entanto, previna-se com uma indumentária mais cuidada que lhe permita um programa mais formal. Nas visitas a templos religiosos recomendamos que evitem a utilização de mini-saias, shorts ou blusas cavadas para não terem problemas de admissão. Uma echarpe pode ajudar a prevenir algumas das situações referidas.

BAGAGEM E CARREGADORES

Para viajar de forma confortável reduza a sua bagagem ao mínimo necessário, evitando utilizar mais que uma mala por pessoa. Lembre-se que existe limite de peso para a bagagem. Evite constrangimentos na hora de embarcar. Certifique-se de que não coloca na bagagem de porão documentos como passaporte, bilhetes de avião, vouchers, medicamentos essenciais, óculos graduados, dinheiro, cartões de crédito, objetos de grande valor como joias, etc. Note que a bagagem é um bem pessoal pelo que recomendamos o máximo acompanhamento nos atos de carga e descarga. A Nortravel não se responsabiliza por malas ou artigos perdidos, roubados ou esquecidos nos hotéis, aeroportos, aviões ou ônibus, pois não tem como recuperá-los. É da responsabilidade dos passageiros tomar as providências necessárias, contatos e gastos para a sua recuperação. A Nortravel disponibiliza serviço de maleteiro á saída dos hotéis (exceto quando indicado o contrário), sempre que esteja acompanhado pelo nosso guia. Este serviço não está incluído nos roteiros regulares em Portugal e Espanha e sempre que os passageiros prolonguem a estada no final da viagem nos restantes roteiros. A Nortravel não é responsável pelos danos causados às malas, durante o manuseio, principalmente às rodinhas externas e alças. Os carregadores e motoristas manuseiam com o máximo cuidado todas as malas, mas inevitavelmente elas serão apertadas e sujeitas a esforços. Regra geral, a quebra de uma alça ou roda não pode ser considerado falta de cuidado por parte dos nossos colaboradores, mas sim ao normal manuseamento e do peso excessivo colocado na mala. A bagagem deve estar identificada com nome completo, cidade, país, telefone, endereço e cep. Se ocorrer qualquer problema com a sua bagagem despachada no avião, deverá apresentar a reclamação diretamente à companhia aérea e preencher o formulário do qual lhe entregarão uma cópia com um número de protocolo e também com o número de telefone para posterior contato. O guia procurará ajudar no contato com a companhia aérea, no entanto a Nortravel não é responsável pela recuperação da bagagem, nem pelas informações fornecidas pelas companhias aéreas.

HORÁRIOS E PONTOS DE ENCONTRO

É essencial que todos os viajantes respeitem os horários e locais estabelecidos, tanto no início de um roteiro como durante o seu percurso, para que possamos garantir o cumprimento integral dos serviços contratados. É da responsabilidade dos passageiros reconfirmar esses mesmos horários e locais, isentando a Nortravel por perda de serviços ou gastos na reincorporação na viagem.

MOEDA ESTRANGEIRA

Em todos os circuitos deste caderno a moeda mais utilizada é o Euro. Tratando-se de uma moeda segura e facilmente convertível é a mais recomendada para viagens à Europa.

CARTOES DE CRÉDITO

Hoje, frequentemente, é possível a utilização de cartões de crédito como meio de pagamento. No entanto e infelizmente ainda existem bastantes exceções, além de, não raro, existirem dificuldades de comunicação que impossibilitam a transação desejada. Por isso recomendamos que sempre se faça acompanhar de algum dinheiro em notas, Euros de preferência.

SERVICOS INCLUÍDOS NA VIAGEM E PRECOS

Estão incluídos no preço da viagem apenas os serviços claramente mencionados como incluídos. Caso algum serviço não esteja especificamente detalhado como fazendo parte do programa, este não se encontra incluído no preço da viagem.

CONTROLE DE QUALIDADE

Para uma melhoria da qualidade dos serviços que prestamos, é fundamental conhecermos a sua opinião sobre os mesmos. Assim agradecemos a entrega ao seu agente de viagens do questionário de controle de qualidade que juntamos à documentação de viagem e que nos será entregue depois de analisado pelo agente. Poderá também preencher esse mesmo questionário em www.nortravel.com.br.