logo
Portugal E Andaluzia | Circuito Exclusivo
 
PORTUGAL E ANDALUZIA
 
 
PORTO · AVEIRO · COIMBRA · FÁTIMA · NAZARÉ · ÓBIDOS · LISBOA · CÓRDOBA · ÚBEDA · GRANADA · MÁLAGA · RONDA · PUEBLOS BLANCOS · SEVILHA · JABUGO
 

 
1º DIA CHEGADA AO PORTO
Receção no aeroporto e traslado privativo para o Hotel Holiday Inn Porto Gaia ****, em Vila Nova de Gaia, Grande Hotel do Porto *** sup, no Porto, ou similar. Resto do dia livre. Hospedagem.
 
2º DIA PORTO – Visita de cidade
Café da manhã no hotel e manhã livre para atividades de caráter pessoal. De tarde, saída para visita à descoberta da cidade “Invicta”. Atravessamos por uma das 6 pontes para a margem sul do rio Douro. Aqui, onde os romanos desenvolveram os povoados de Portus e Cale, são hoje as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, de cada um dos lados do rio, nomes que viriam a se unir, dando origem ao nome de Portucale, que constituiu o núcleo inicial do que viria a ser o reino de Portugal. Iniciamos o passeio pedonal junto aos Clérigos, descendo até à estação de São Bento para observar os seus magníficos painéis de azulejos. Pela animada Rua das Flores, chegamos ao bairro histórico da Ribeira, que a UNESCO tombou como Patrimônio Mundial para percorrer as suas estreitas ruelas até ao Rio, junto à famosa Ponte Luis I, toda construída em ferro, seguindo a escola do famoso engenheiro, Gustavo Eiffel. Regresso ao hotel. Hospedagem.
 
PASSEIOS OPCIONAIS:
- Cruzeiro das Pontes (duração 50 min)
- Visita às caves de Vinho do Porto (com show de fado)
 
3º DIA PORTO / AVEIRO / COIMBRA (140 Km)
Partida após o café da manhã em direção a Aveiro, muitas vezes apelidada de “Veneza Portuguesa” por causa dos seus canais e os típicos barcos “Moliceiros” que os percorrem. Tempo livre no centro para poder provar a doçaria local numa das várias pastelarias: os tradicionais” ovos moles”. Seguimos atravessando a região vitivinícola da Bairrada, até chegar a Coimbra, cidade universitária situada nas margens do Rio Mondego. Terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis. Subimos até ao topo da cidade para visitar a sua famosa universidade, descendo depois pelas ruelas do “quebra-costas” até junto do rio. Jantar e hospedagem no Hotel Dom Luis ***sup (vista cidade), ou similar.
 
4º DIA COIMBRA / FÁTIMA / NAZARÉ / ÓBIDOS / LISBOA (280 Km)
Após o café da manhã e o check-out, partimos rumo ao sul, fazendo a primeira parada em Fátima para uma visita ao Santuário de Fátima, um dos mais importantes locais de peregrinação da Europa, que faz memória às aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Continuamos até à Nazaré, a mais típica vila piscatória portuguesa, onde faremos uma parada com tempo livre para almoço. Ao início da tarde seguimos para a bucólica vila de Óbidos, uma das mais bem preservadas vilas medievais de Portugal, que foi dote de rainhas durante várias dinastias da história portuguesa. Fazemos um passeio pelas ruelas no interior da muralha que envolvem toda a vila. Aproveite para provar o conhecido licor de cereja: a “Ginjinha”, servido em copo de chocolate. Continuamos a nossa viagem até Lisboa, capital de Portugal e considerada uma das mais bonitas capitais da Europa. Hospedagem no Hotel Turim Marquês*** (centro), no Hotel Lisboa Marriott ****, ou similar.
 
5º DIA LISBOA (visita)
Café da manhã buffet no hotel. Iniciamos a nossa visita à capital de Portugal, começando pelo bairro monumental de Belém, de onde partiram outrora as grandes expedições à procura de novos mundos. Fazemos uma primeira parada em frente ao Padrão dos Descobrimentos e à Torre de Belém, símbolo da cidade. Tempo livre para poder ir provar os famosos pastéis de Belém na pastelaria que reclama a sua origem. Seguimos até ao Palácio Nacional da Ajuda, antigo Palácio Real, para uma visita guiada. Voltando ao centro histórico da capital de Portugal, iniciamos um passeio pedestre pelas ruelas de Alfama, passando pela Sé e atravessando a baixa pombalina até à Praça D. Pedro IV, mais conhecida por “Rossio”. De novo no ônibus, subimos a elegante Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal a caminho do hotel. Resto do dia livre. Hospedagem.
 
PASSEIOS OPCIONAIS:
- Tour de meio dia a Sintra Cascais e Estoril
- Lisboa à Noite com Fado In Chiado
 
6º DIA LISBOA / BADAJOZ / CÓRDOBA (490 Km)
Comparência na Gare do Oriente (estação de ônibus) em Lisboa, 30 minutos antes da partida. Iniciamos a nossa viagem às 10h00, atravessando o estuário do rio Tejo e descobrindo a paisagem deslumbrante de Lisboa a partir da ponte Vasco da Gama. Espera-nos a caraterística paisagem alentejana onde as suas planícies doiradas são pontilhadas por sobreiros, oliveiras e rebanhos de ovelhas. Após entrar em terras de Espanha, almoçamos em Badajoz e atravessando a parte mais ocidental da Andaluzia, chegamos a Córdoba. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cidade chegou a albergar meio milhão de habitantes no tempo dos califas do Ocidente. Jantar e hospedagem no Hotel Córdoba Center **** ou similar.
 
7º DIA CÓRDOBA / ÚBEDA / GRANADA
Após o café da manhã buffet no hotel, acompanhados por um guia local, vamos conhecer o núcleo histórico de Córdoba onde judeus, cristãos e muçulmanos conviveram pacificamente durante vários séculos. Os habitantes de hoje preservaram sabiamente o labirinto das ruelas, pátios e recantos onde o perfume de laranjeiras e jasmins é um desafio aos sentidos dos visitantes. A visita do marco da cidade, a Mesquita – Catedral (incluída), é obrigatória, e o seu interior é deveras singular pela floresta de colunas que nos transporta para um oásis repleto de palmeiras. Almoço em restaurante local, na margem do Guadalquivir, o rio atravessado pela ponte romana que liga as duas margens da cidade há mais de dois mil anos. De tarde seguimos para este, subindo o vale do Guadalquivir onde as margens cobertas de campos de algodão, cereais e laranjeiras contribuíram desde sempre para o sustento econômico da região. Paragem em Úbeda onde a imensidão sem fim de planícies cobertas de oliveiras, nos confirmam a vocação agrícola da Andaluzia. No século XVI as famílias da aristocracia rural cobriram a localidade de edifícios da renascença esplendorosos, tendo por isso sido declarada Patrimônio Mundial da Humanidade. Breve passeio a pé até à Praça Vásquez de Molina no coração do povoado. Continuamos para Granada, a cidade situada aos pés da Sierra Nevada, o último bastião da civilização árabe na Europa, tendo sido conquistada pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela em 1492. Jantar e hospedagem no Grand Hotel Luna de Granada **** ou similar.
 
8º DIA GRANADA
Café da manhã buffet no hotel. Visita com guia local. De ônibus vamos até um miradouro, para apreciar um panorama sobre a cidade que nunca mais esquecerá. Agora a pé, descemos ao encontro da história até ao bairro mourisco e finalmente a catedral e a capela real onde se encontram os túmulos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando. Almoço em restaurante local. A tarde será dedicada à visita guiada do Alhambra (Patrimônio da Humanidade), o mais importante testemunho da civilização árabe em toda a Europa. Este complexo de edifícios civis, religiosos e militares ladeados por belíssimos jardins é o monumento mais visitado de Espanha e representa todo o esplendor do último califado árabe. Para eles, Granada “era uma taça de prata coberta de esmeraldas e pedras preciosas” e o Alhambra foi sem dúvida o seu diamante mais valioso*. Jantar e hospedagem.
*Neste dia a ordem das visitas poderá ser invertida.
 
9º DIA GRANADA / MÁLAGA / RONDA (230 Km)
Após o café da manhã no hotel, partida em direção à cosmopolita Costa do Sol e à cidade de Málaga. De frente para o mar, o seu porto granjeou a fama de uma porta aberta para o mediterrâneo e mais tarde para o Novo Mundo. A visita de ônibus orientada pelo seu guia privativo leva-o pelas avenidas modernas que provam a atual pujança econômica desta cidade, tal como o centro histórico que será percorrido a pé: rua de Marquês de Larios, a praça da Constituição, a rua de Santa Maria, o teatro romano aos pés da Alcazaba, outrora sede do poder dos governantes árabes. Após o tempo livre para sentir o ambiente descontraído da cidade natal de Picasso, almoço em restaurante local. De tarde, voltamos ao interior profundo da Andaluzia, para visitar um dos mais espetaculares povoados andaluzes, Ronda. Pendurada numa fenda geológica, foi visitada, adorada, cantada, por artistas do mundo inteiro, tais como Alexandre Dumas, Rainer Maria Rilke, Ernest Hemingway, Orson Welles. Na visita com guia local, percorremos a pé os principais locais de interesse: a fachada da praça de touros dos míticos triunfos do clã Romero, a ponte nova, o bairro antigo com o emaranhado de ruas onde a abastada aristocracia andaluza construiu as mansões debruçadas sobre o vazio. Jantar e hospedagem no Hotel Catalonia Reina Victoria Wellness & Spa **** ou similar.
 
10º DIA RONDA / PUEBLOS BLANCOS / SEVILHA (190 Km)
Café da manhã buffet no hotel. A nossa viagem de hoje leva-nos pela rota dos Pueblos Blancos: Setenil de las Bodegas, singular pelas suas casas cravadas na paisagem, dando lugar ao adágio popular, “não se sabe se a casa nasce da rocha, se a rocha nasce da casa”; Zahara de la Sierra, com o seu casario branco coroado pela torre do castelo, e aos seus pés uma imensidão de água cristalina. Após o almoço em restaurante local, continuamos a nossa rota, avistando aqui e ali colinas rematadas por casarios onde o branco da cal contrasta com a beleza selvagem da paisagem: Villamartin, Bornos e finalmente Arcos de la Frontera, sentinela austera de uma fronteira historicamente volátil. Paragem e breve visita desta vila. Continuamos para a capital da Andaluzia, a vaidosa Sevilha que vive ao ritmo do sol, do Flamenco e das castanholas. Jantar e hospedagem no Hotel Novotel Sevilla Marqués del Nervion **** ou similar. 
 
11º DIA SEVILHA / JABUGO / LISBOA (440 Km)
O café da manhã buffet no hotel será seguido da visita, com guia local, a esta cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: a “Torre del Oro”, o “paseo” de Cristóvão Colombo no qual encontramos a “Mastreanza”, praça de touros de triunfos indescritíveis, o gracioso bairro de Santa Cruz onde se encontrava a antiga judiaria, a impressionante catedral, terceira maior do mundo, dominada pela torre sineira “La Giralda”, o Parque Maria Luísa e a Praça de Espanha. Partida para as terras serranas de Aracena, habitat natural do porco ibérico que se alimenta em liberdade contribuindo para o sabor inconfundível do famoso presunto de Jabugo. Visita a um “secadero” tradicional, para conhecermos os segredos deste afamado produto gastronômico. O almoço de despedida, com bebidas incluídas, será servido num típico restaurante local. Em hora a combinar localmente damos início à viagem de regresso a Portugal, por Beja até Lisboa, com chegada à gare do Oriente no final do dia. 
 
FIM DA VIAGEM
 
Inclui
  • Circuito em moderno ônibus de turismo de acordo com o roteiro;
  • Traslado de chegada privativo, do aeroporto do Porto para o hotel.
  • Acompanhamento de experiente guia de língua portuguesa, durante toda a viagem;
  • 10 Noites de Hospedagem nos hotéis indicados ou similares;
  • Todos os cafés da manhã buffet;
  • Refeições indicadas no roteiro – 12 refeições (bebidas não ncluídas);
  • Guias locais em Córdoba, Granada, Palácio de Alhambra, Ronda e Sevilha;
  • Visitas orientadas pelo nosso guia privativo em: Porto, Aveiro, Coimbra, Fátima, Óbidos, Lisboa, Úbeda, Málaga, Setenil de Las Bodegas, Zahara de La Sierra, Arcos de la Frontera e Jabugo;
  • Visitas e ingressos conforme roteiro;
  • Taxas de cidade, turismo, serviço e impostos.
Nota: Serviço de maleteiros nos hotéis não incluído.
Nota: Se necessitar de traslados e hospedagem em Lisboa, favor consultar tarifas.
 

Inclui

 

 

Mapa do Roteiro "Portugal e Andaluzia"
 


Hotéis

Hotel Holiday Inn Porto Gaia *****

         

Grande Hotel do Porto *** sup

         

Hotel Dom Luis *** sup

 
Porto | Portugal           Porto | Portugal           Coimbra | Portugal  

 

       

 

         
                           

Hotel Turim Marquês *** (centro)

         

Hotel Lisboa Marriott ****

         

Hotel Córdoba Center ****

 
Lisboa | Portugal           Lisboa | Portugal           Córdoba | Espanha  

 

                   
                           

Grand Hotel Luna de Granada ****

         

Catalonia Reina Victoria ****

         

Hotel Novotel Sevilha ****

 
Granada | Espanha           Ronda | Espanha           Sevilha | Espanha  
                     

Principais Pontos Turísticos a visitar
 

   

Porto
 

Visita à descoberta da cidade “Invicta”. Atravessamos por uma das 6 pontes para a margem sul do rio Douro. Aqui, onde os romanos desenvolveram os povoados de Portus e Cale, são hoje as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, de cada um dos lados do rio, nomes que viriam a se unir, dando origem ao nome de Portucale, que constituiu o núcleo inicial do que viria a ser o reino de Portugal. Iniciamos o passeio pedonal junto aos Clérigos, descendo até à estação de São Bento para observar os seus magníficos painéis de azulejos. Pela animada Rua das Flores, chegamos ao bairro histórico da Ribeira, que a UNESCO tombou como Patrimônio Mundial para percorrer as suas estreitas ruelas até ao Rio, junto à famosa Ponte Luis I, toda construída em ferro, seguindo a escola do famoso engenheiro, Gustavo Eiffel.


 
 
   

Coimbra
 

Coimbra, cidade universitária situada nas margens do Rio Mondego. Terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis. Subimos até ao topo da cidade para visitar a sua famosa universidade, descendo depois pelas ruelas do “quebra-costas” até junto do rio.

 

 
 
   

Lisboa
 

Iniciamos a nossa visita à capital de Portugal, começando pelo bairro monumental de Belém, de onde partiram outrora as grandes expedições à procura de novos mundos. Fazemos uma primeira parada em frente ao Padrão dos Descobrimentos e à Torre de Belém, símbolo da cidade. Tempo livre para poder ir provar os famosos pastéis de Belém na pastelaria que reclama a sua origem. Seguimos até ao Palácio Nacional da Ajuda, antigo Palácio Real, para uma visita guiada. Voltando ao centro histórico da capital de Portugal, iniciamos um passeio pedestre pelas ruelas de Alfama, passando pela Sé e atravessando a baixa pombalina até à Praça D. Pedro IV, mais conhecida por “Rossio”. De novo no ônibus, subimos a elegante Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal a caminho do hotel.                    


 
   

Córdoba
 

Córdoba é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, chegou a albergar meio milhão de habitantes no tempo dos califas do Ocidente. Após o café da manhã buffet no hotel, acompanhados por um guia local, vamos conhecer o núcleo histórico de Córdoba onde judeus, cristãos e muçulmanos conviveram pacificamente durante vários séculos. Os habitantes de hoje preservaram sabiamente o labirinto das ruelas, pátios e recantos onde o perfume de laranjeiras e jasmins é um desafio aos sentidos dos visitantes. A visita do marco da cidade, a Mesquita – Catedral (incluída), é obrigatória, e o seu interior é deveras singular pela floresta de colunas que nos transporta para um oásis repleto de palmeiras.


 

   

Granada
 

Granada, a cidade situada aos pés da Sierra Nevada, o último bastião da civilização árabe na Europa, tendo sido conquistada pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela em 1492. De ônibus vamos até um miradouro, para apreciar um panorama sobre a cidade que nunca mais esquecerá. Agora a pé, descemos ao encontro da história até ao bairro mourisco e finalmente a catedral e a capela real onde se encontram os túmulos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando. A tarde será dedicada à visita guiada do Alhambra (Patrimônio da Humanidade), o mais importante testemunho da civilização árabe em toda a Europa. Este complexo de edifícios civis, religiosos e militares ladeados por belíssimos jardins é o monumento mais visitado de Espanha e representa todo o esplendor do último califado árabe. Para eles, Granada “era uma taça de prata coberta de esmeraldas e pedras preciosas” e o Alhambra foi sem dúvida o seu diamante mais valioso.

 

 

   

Pueblos Blancos
 

A rota dos Pueblos Blancos: Setenil de las Bodegas, singular pelas suas casas cravadas na paisagem, dando lugar ao adágio popular, “não se sabe se a casa nasce da rocha, se a rocha nasce da casa”; Zahara de la Sierra, com o seu casario branco coroado pela torre do castelo, e aos seus pés uma imensidão de água cristalina. Após o almoço, continuamos a nossa rota, avistando aqui e ali colinas rematadas por casarios onde o branco da cal contrasta com a beleza selvagem da paisagem: Villamartin, Bornos e finalmente Arcos de la Frontera, sentinela austera de uma fronteira historicamente volátil. 


 

   

Sevilha
 

A vaidosa Sevilha, capital da Andaluzia, a que vive ao ritmo do sol, do Flamenco e das castanholas e cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: a “Torre del Oro”, o “paseo” de Cristóvão Colombo no qual encontramos a “Mastreanza”, praça de touros de triunfos indescritíveis, o gracioso bairro de Santa Cruz onde se encontrava a antiga judiaria, a impressionante catedral, terceira maior do mundo, dominada pela torre sineira “La Giralda”, o Parque Maria Luísa e a Praça de Espanha.

 

 

Veja também:

 

Encantos da Península
Ibérica I

Tesouros de Portugal e
Santiago de Compostela

Portugal
Maravilhoso

Encantos da Península
Ibérica II